sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Na Menopausa e na Andropausa





Durante a menopausa e a andropausa –encerramento do ciclo menstrual feminino e diminuição da função sexual masculina, respectivamente– ocorrem inúmeras mudanças corporais. “A intensidade e a variabilidade com que os sintomas se manifestam dependem do organismo de cada um, da vivência, do estado físico e emocional”.
Essas alterações desaceleraram o metabolismo, causam a diminuição da massa muscular, provocam dores articulares e perda de massa óssea (osteoporose). A prática de exercícios regulares auxilia nessa fase reduzindo o percentual de massa gorda, ajudando na fixação do cálcio e fortalecendo a musculatura.
No caso das mulheres, que sofrem com a menopausa, há uma maior frequência dos casos de osteoporose, segundo Júlio. Por isso, o exercício de baixo impacto, como a caminhada e a musculação, são importantes para que haja a redução da incidência da doença com a melhor fixação do cálcio nos ossos.
Existe também o bem estar proporcionado pela liberação de endorfina durante a atividade, que auxilia a manter a motivação e a vivacidade.

0 comentários:

Postar um comentário