sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Horários das Refeições

Horário das Refeições



O emagrecimento ocorre tendo como base um simples cálculo: gastar mais calorias do que se consome. Um dos maiores erros que as pessoas acabam cometendo na questão da alimentação é achar que comer poucas vezes ao dia, duas a três vezes, é a chave para alcançar resultados, mas não é.

Nosso corpo é muito inteligente, ele se adapta à forma que vivemos. Se tivermos apenas 3 refeições ao dia, ou seja, se ficarmos muito tempo sem nos alimentar entre uma refeição e outra, nosso corpo começa a estocar mais calorias do que gasta e este estoque será em forma de gordura.

Durante este período sem comer, acabamos ficando com fome e, quando chega a hora de comer de novo, que tristeza: aquele prato imenso de comida!

Mas lembram do estoque de gordura? Não foi totalmente utilizado e o organismo acaba estocando mais. Por isso, devemos nos alimentar de 3 em 3 horas, dando grande importância ao café da manhã, que é a base da alimentação, e fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, estaremos sempre com a nossa energia em dia e comendo pouco, por estar sempre satisfeitos, deixando nosso corpo funcionando como um relógio.
Tudo isto, somado à atividade física, que ajuda no gasto calórico, é a grande chave para o emagrecimento!

Prof. Fernando Maestro Poleti


Reeducação alimentar


Quem quer emagrecer precisa ter vontade, disciplina e paciência. Com esses três elementos é possível fazer uma reeducação alimentar, combinando os alimentos certos, nos intervalos de horários corretos, obtendo um bom índice glicêmico, o que implicará em maior saciedade e perda de peso de uma maneira muito mais saudável. É importante que você saiba o motivo que estimula você a se reeducar e trace os objetivos desejados. Com a ajuda de um médico e de um nutricionista, identifique o que está errado, o que precisa ser feito para melhorar e desenvolva seu plano de reeducação alimentar.


Cuidado com o jejum


Se você pensa que para emagrecer basta fechar a boca, está muito enganado. O jejum não é algo benéfico para o nosso organismo. Ao fazer uma refeição após ficar muito tempo em jejum, seu organismo vai aproveitar quase tudo que foi ingerido, formando até um estoque de reserva, o que pode provocar ganho de peso. Portanto, se você pensa em emagrecer, o ideal é realizar pequenas e constantes refeições diárias, o que estimula nosso metabolismo, fazendo com que trabalhe sempre. Assim sendo, o apetite para a próxima refeição é reduzido, a digestão melhora e as calorias são queimadas em maior quantidade.


Cuidado com a compulsão alimentar


A compulsão alimentar é uma doença grave que se caracteriza pela perda do controle da pessoa quanto à ingestão de grandes quantidades em pouco espaço de tempo. Ou seja, ocorre quando a pessoa come muito e rápido demais e, mesmo sem fome, devora absolutamente tudo o que vê pela frente. A compulsão alimentar pode levar ao ganho de peso, além de elevar o risco de desenvolvimento de problemas como a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. As possíveis causas desse distúrbio são de origens psicológicas, como estresse, carência e ansiedade, e pode ser minimizada através de práticas como a meditação e a ioga.


A importância do café da manhã


Enquanto estamos dormindo nosso metabolismo trabalha em ritmo reduzido, contudo, ao acordamos, nosso corpo encontra-se deficiente de energia em virtude do jejum noturno de aproximadamente 8 horas. Por isso é que a expressão "a primeira refeição é a mais importante do dia" se faz totalmente verdadeira! Daí a importância de se tomar um café da manhã reforçado. Quem não o faz, tende a comer mais nas outras refeições, o que estimulará o organismo a economizar combustível. Com isso, a queima calórica se reduz, ficando ainda mais difícil eliminar o excesso de gordura.


A importância do lanche da manhã e da tarde


São 10 horas da manhã, você está no seu trabalho e seu estômago começa a dar o primeiro sinal de vida, informando que a fome está chegando. O mesmo acontece à tarde, por volta das 16 horas. Uma boa opção para essas horas é deixar alguma coisa na gaveta pra dar uma tapeada. O problema é que muitas vezes entupimos nossa gaveta com balas, chocolates e biscoitos, que são pequenos, práticos e gostosos. Porém, essas tranqueiras são repletas de gorduras e açúcares que são extremamente prejudiciais à saúde. O segredo então é escolher certo, portanto prefira barras de cereais, biscoitos integrais e frutas secas. Seu organismo agradece!


A importância do almoço


Na correria do dia a dia, são poucas as pessoas privilegiadas que conseguem almoçar em casa. Quando isso não é possível, muitas optam por comer em restaurantes. Porém, independentemente do restaurante escolhido, é muito importante que você tente substituir as frituras por cozidos, assados ou grelhados, tente incluir as saladas constantemente em seu cardápio e tente fugir das tentações da sobremesa, optando pelas frutas, ao invés dos doces. Ao fazer uma boa alimentação, a disposição é bem diferente de quando se ingere algo pesado e gorduroso, e a pessoa consegue até elevar sua produção pós-almoço.

0 comentários:

Postar um comentário